Uruguayan Luis Camnitzer, a historic conceptual artist and driving force behind global conceptualism, will hold his first solo exhibition in Portugal, which opens to the public on Saturday at Hangar — Centro de Investigação Artística, in Lisbon.
Entitled “Cuaderno de Exercícios”, the interactive exhibition, which will be on display until November 2, follows the retrospective dedicated to Luis Camnitzer at the Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, in Madrid.
Translated from Portuguese
...
O uruguaio Luis Camnitzer, artista histórico da arte conceptual e impulsionador do conceptualismo global, vai realizar a primeira exposição individual em Portugal, que abre ao público no sábado, no Hangar — Centro de Investigação Artística, em Lisboa.
Intitulada “Cuaderno de Exercícios”, a mostra interativa, que ficará patente até 2 de novembro, surge na sequência da retrospetiva que foi dedicada a Luis Camnitzer no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid.
Com curadoria de Bruno Leitão, a mostra apresenta uma série iniciada em 2011, que Camnitzer, de 82 anos, tem prosseguido com apresentações em diferentes suportes e contextos, e composições que resultam sempre imprevisíveis, de acordo com a informação do Hangar.
O trabalho concretiza-se com a participação dos visitantes, que são convidados a seguirem instruções, e a dar resposta a exercícios intervindo diretamente nas paredes. No Hangar serão expostos 18 exercícios constituídos por enunciados na língua materna do artista – o espanhol, e elementos aleatórios, por vezes ilustrativos.
Num dos exercícios é apresentado o seguinte pedido aos visitantes: “Existem doze passos entre a infelicidade e a felicidade. Como descreveria cada uma dessas etapas?”.
...
Read full article at observador.pt.